A Câmara Municipal dá início à divulgação do projeto “Pão de Ul: Uma profissão com história”, um conjunto de vários documentários que elegem como protagonistas as padeiras e padeiros de Ul, que, na primeira pessoa, nos contam o seu dia-a-dia, as suas histórias de vida, o trabalho árduo da sua profissão, a dedicação e o grande amor necessário para manter viva esta atividade.
O principal objetivo do projeto é a valorização desta profissão, a preservação das histórias familiares ligadas ao seu fabrico e o reconhecimento do incalculável valor histórico, etnográfico, económico e social que o “pão de Ul” representa para a aldeia e as suas gentes.
É através da arte de amassar, tender e colocar ao forno, e à custa de muitas noites sem dormir, que o pão de Ul sai para a rua às primeiras horas do dia e chega à mesa dos consumidores do concelho e dos municípios vizinhos, uma iguaria gastronómica que é feita ainda de forma tradicional.
O pão de Ul constitui uma marca identitária da freguesia de Ul, concelho de Oliveira de Azeméis, uma tradição secular cujo conhecimento passou de geração em geração, ligada também aos cursos e linhas de água, aos moleiros e aos moinhos de água existentes no território.
O pão que todos os dias chega quentinho às casas de muitos oliveirenses e dos concelhos vizinhos, foi alvo de um trabalho intenso e cuidadoso de levantamento, recolha testemunhal e documental que agora é dado a conhecer.
Aceda aqui ao documentário de cada padeira:
Maria da Conceição Soares Santiago
Maria de Lurdes Tavares Resende
Maria da luz Ventura Tavares Ferreira
Sónia Maria Marques Ribeiro Oliveira
Maria da Graça Nunes Marques Moreira
Maria Fernanda Soares Santiago
Maria Natalina Marques da Costa