Cesar possui paisagens deslumbrantes e dispõe de tecido associativo pujante. Do património histórico/arquitetónico destacam-se as “Casas de Brasileiros”, a Igreja Matriz (1810), os Cruzeiros, as Capelas da Nª Srª da Graça (Séc. XVII) e da Nª Srª da Esperança e Stª Apolónia (Séc. XVII). Conta ainda com 11 alminhas espalhadas pela vila.
Património
- Igreja Paroquial de Cesar, Capela de Senhora da Graça, Capela de Vilarinho e Capela do século XVII na célebre Casa do Outeiro
- Quinta do Outeiro – quinta milenar onde nasceram dois mártires de Portugal, Pedro Lopes Godinho (batalha de Alcácer Quibir) e Frei Simão de Vasconcelos (guerras liberais)
- Herdade do Sr. Amorim
- Casa Azul
- Casa de Justino Francisco Portal
- Casa do Monte – retrato cristalino do princípio do século XX, com ricas ornamentações pictóricas do conhecido e cotado pintor Joaquim Francisco Lopes. Esta foi a primeira casa da freguesia a ter iluminação elétrica autónoma.
- Castro Calbo – castro medieval e pré-romano sito no monte Pinheiro onde se encontram ainda hoje diversos vestígios do antigo castro e onde, no passado, foram encontrados valiosos artefactos.
- Núcleo urbano do Largo da Igreja
- Núcleos rurais de Vilarinho e dos Arcos
- Moinhos no vale da Pedra Má
- Vestígios tumulares ainda evidentes no lugar de Mato de Arca; Castelo e Serra do Pinheiro