BERÇO VIDREIRO
O processo é longo. Requer paciência. E resistência ao calor. É que neste berço a temperatura quer-se elevada, caso contrário o vidro estala. A precisão é atributo do gesto. Quantas formas, com muitas cores dentro, pode assumir uma bola de fogo? E que utilidades pode ter? O vidro já foi força motriz da economia oliveirense e foi a vontade de “ressuscitar” esse património histórico que esteve na base da criação deste museu temático.
O “Berço Vidreiro” promove a história do vidro e mostra como se faz. Expõe artefactos ligados à conceção, produção e comercialização de peças de vidro, mas não se fica por aqui.
Quem visitar o espaço pode assistir, “in loco”, ao nascimento dos objetos de vidro. À temperatura, com a matéria-prima e as ferramentas com que se faz. Esta demonstração está a cargo de pessoas ligadas à criação artesanal do vidro. E os visitantes podem comprar estas peças que acabaram de ver a sair das mãos dos artesãos.
O Berço Vidreiro funciona na Casa das Heras, no Parque de La Salette, e destina-se a todos que queiram conhecer um pouco melhor a história da indústria do vidro.
INFORMAÇÃO GERAL
FREGUESIA
Oliveira de Azeméis
PREÇO
Gratuito
SERVIÇOS COMPLEMENTARES
Loja
ACESSO MOBILIDADE REDUZIDA
Razoável
HORÁRIOS
ABERTURA AO PÚBLICO
Visitas mediante marcação
VISITAS GUIADAS
Visitas mediante marcação
AGENDAMENTO OBRIGATÓRIO
PARA AGENDAR VISITAS CONTACTAR A LOJA INTERATIVA DE TURISMO:
Telf: (+351) 256 674 463 | Email: [email protected]