A Quinta da Costeira, localizada na freguesia de Carregosa, está classificada como Monumento de Interesse Público desde 2014.
A casa original, de desenho neoclássico tardio, convive com a quinta agrícola, estando ainda rodeada por um frondoso parque florestal.
Figura fundadora de parte do património desta Quinta trata-se do Bispo de Coimbra, D. Manuel Correia de Bastos Pina. Na Quinta da Costeira, onde residiu por amplos períodos entre finais do século XIX e o princípio do século XX, D. Manuel terá levado a cabo várias obras de relevo.
A maior alteração da propriedade deu-se a partir de 1880, quando D. Manuel iniciou a conversão da quinta numa residência episcopal e santuário de peregrinação mariano, inspirado no santuário pirenaico de Lourdes.
A capela de Nossa Senhora de Lourdes, começada a erguer em 1898, é precedida por uma pitoresca escadaria pontuada por rochedos e esculturas em barro. O Santuário foi inaugurado em 1902 e chegou a atrair muitos peregrinos.
Num terreiro da mata envolvente fica a chamada gruta de Nossa Senhora, e mais duas grutas semelhantes, entre diversos grupos escultóricos em barro e madeira, uma pequena fonte, e um obelisco, este último comemorativo da visita de D. Manuel II, em 1910.
Hoje em dia, a Quinta da Costeira continua na posse da mesma família, embora as instalações sejam neste momento um centro hípico e um espaço para eventos. É possível visitar este espaço através de marcação.
Informações úteis
Quinta da Costeira, 3720-021 Carregosa, Oliveira de Azeméis
Email: [email protected]
GPS: 40º53’02.93”N | 8º24’42.25”W