O maior interesse do património construído deste núcleo está no Cruzeiro do Pinheiro da Bemposta. É Monumento Nacional, datado de 1604. com restauros posteriores. Por trás dele existe uma interessante Casa de Brasileiro e à esquerda a Casa do Cruzeiro, do século XVIII. Na EN1, seguindo na direção do Porto, encontra-se a setecentista Casa dos Arcos.
Já no lugar da Bemposta, antiga sede do extinto Município da Bemposta, existe ainda a Casa dos Paços do Município e Cadeia e o Pelourinho manuelino (Imóvel de Interesse Público, construído em meados do século XVI). contíguo à Casa de São Gonçalo, com capela anexa. A seguir, à esquerda, outra Casa da família Corte-Real e a Casa do Arco. Merecem também uma especial referência a Fonte da Bemposta, o Cruzeiro paroquial, a Igreja Matriz, a Capela de Nossa Senhora da Ribeira, incluindo os seus retábulos e esculturas (Imóvel de Interesse Público), os núcleos rurais do Curval e de Figueiredo, as Quintas do Barral, do Calvário, do Passal e de Vera-Cruz. A igreja matriz é uma espaçosa construção de finais do século XVII e princípios do século XVIII. Da invocação de São Paio é um dos mais imponentes edifícios da região.
A Capela de Nossa Senhora da Ribeira constitui há séculos um templo de grande devoção. Foi erguida em 1611, num lugar solitário, romântico, quase paradisíaco.
Embora já com algumas alterações, o edifício da Malaposta do Curval, classificado como Imóvel de Interesse Público, constituiu uma das 32 estações de paragem das diligências que se dirigiam do Porto a Lisboa. Aqui também se trocavam as mulas, que recolhiam nestas instalações para alimentação e descanso.