O Município de Oliveira de Azeméis pauta a sua atuação de acordo com os seguintes princípios, consignados e aceites aquando a sua adesão à REDE RSO.PT, em outubro de 2011:
1. Ética e transparência.
Aderir aos princípios da ética, honestidade, respeito mútuo, confiança entre as partes, integridade e transparência nos negócios, combater o tráfego de influências, a oferta ou receção de suborno e a corrupção na esfera pública e privada e influenciar as partes interessadas neste combate, bem como promover as práticas de comércio justo.
2. Direitos Humanos Fundamentais
Respeitar integralmente a proteção dos direitos humanos fundamentais com base na Declaração Universal dos Direitos Humanos e incorporando, nas suas práticas, os princípios das Convenções fundamentais da ONU. Reconhecer o direito de todas as pessoas trabalhadoras de constituir organizações sindicais e órgãos de representação de trabalhadores/as e de aderir a essas organizações respeitar o direito efetivo a negociação coletiva. Condenar e comprometer-se a não recorrer ao trabalho forjado ou obrigatório e ao trabalho infantil.
3. Boa Governança
Compromisso organizacional para as práticas integradas ao nivel social, ambiental e económico com a liderança da organização, procurando reduzir a exposição a riscos decorrentes dos impactes económicos, ambientais e sociais das atividades, implementando requisitos, normas e documentos, que garantam a sua continuidade.
4. Diálogo com as Partes Interessadas
Confiar no diálogo como o único meio legítimo de realização da persuasão, superação de divergências e resolução de conflitos. Garantir um relacionamento aberto, transparente e de confiança com as diferentes partes interessadas; instituir canais de auscultação das partes interessadas e integrar as suas preocupações; reportar de forma credível e objetiva o desempenho, na sua vertente económica, ambiental e social. Promover, ainda, o diálogo e cooperação com outras entidades públicas e privadas e outros movimentos relevantes.
5. Criação de Valor
Promover uma gestão de elevado nível de qualidade nos produtos/serviços e processos integrando os aspetos ambientais e sociais nos processos de planeamento e tomada de decisão. Promover o investimento em investigação e desenvolvimento e incorporando a inovação nos seus produtos/serviços e processos.
6. Gestão de Recursos Humanos
Promover uma gestão adequada dos recursos humanos, tendo presente o principio da igualdade de género; reforçar os sistemas de gestão que garantam a saúde, segurança e bem-estar das pessoas. Promover o desenvolvimento das capacidades individuais através de programas de formação profissional contínua e de desenvolvimento de competências e de qualificações. Premiar a excelência e o mérito. Rejeitar práticas abusivas e discriminatórias. Valorizar a igualdade de oportunidades.
7. Diversidade e Igualdade
Respeitar e valorizar as diferenças como condição fundamental para a existência de uma relação ética e de desenvolvimento da humanidade, procurar estimular a promoção da diversidade cultural, social e étnica como um diferencial positivo de desenvolvimento da missão da organização, não tolerando a discriminação sob qualquer pretexto. Promover práticas de ação positiva que fomentem a igualdade de oportunidades, de tratamento e de resultados. Promover condições de acesso para pessoas com deficiência.
8. Proteção e Gestão Ambiental
Promover projetos, iniciativas e boas práticas que contribuam para a preservação do ambiente. Investir em tecnologias e produtos sustentáveis e que valorizem a dimensão ecológica e a ecoeficiência. Alargar a utilização de critérios ambientais a toda a cadeia de valor. Prevenir e minimizar os riscos de impacte ambiental de todas as atividades que desenvolve através da adoção de comportamentos sustentáveis no que respeita às políticas, gestão dos sistemas, produtos, serviços e outras atividades. Monitorizar e adotar Indicadores de gestão ambiental, promovendo a melhoria contínua.
9. Desenvolvimento das Comunidades Locais
Apoiar iniciativas de promoção social, económica e cultural, com base em critérios transparentes de avaliação de relevância para a comunidade. Promover a participação e envolvimento em trabalho voluntário. Desenvolver estratégias de coesão local/territorial em esferas como a transferência de tecnologia, apoios técnicos, formação de recursos humanos e logística, entre outras, capitalizando as iniciativas e as sinergias das organizações e pessoas da comunidade.
10. Marketing Responsável
Orientar a política de marketing e comunicação pelo respeito à verdade, transparência, consistência e integridade das afirmações, refletindo os valores da organização. Estimular o comportamento ético e responsável do público para questões ambientais, sociais e de cidadania.