A realidade que diariamente nos circunda e o modo como a vivemos, condicionam de forma determinante a nossa perceção do mundo e a transposição que dela fazemos para aquilo que nos parece que a generalidade das pessoas experiencia. Não raras vezes, essa interpretação individual diverge da própria realidade e é, por isso, fundamental recolher e sistematizar informação, interpretar os dados locais em referenciais a diferentes escalas e traçar caminhos que nos permitam esbater ou, se possível, erradicar as assimetrias que identificamos.
É esse desígnio que assumimos com este III Plano Municipal para a Igualdade, a Não-Discriminação e a Responsabilidade Social de Oliveira de Azeméis: com base num diagnóstico exaustivo, traçar uma estratégia que nos permita continuar a quebrar preconceitos, reduzir estereótipos e visões sexistas de um mundo a duas cores, envolvendo a comunidade interna à autarquia, os nossos muitos parceiros da rede social, o mundo empresarial, a Escola e a comunidade em geral.
Este plano apresenta-se, assim, como um convite e um desafio para um processo de ação e intervenção, partilhado por todas e por todos, mas no qual a autarquia se assume como força motriz desse caminho de mudança.
A conclusão óbvia que resulta do diagnóstico macrossocial é que as diferenças entre mulheres e homens claramente persistem, síntese inequívoca que nos impele para continuar a agir. Antecipamos negacionismos, resistências à mudança de hábitos e costumes, mas seguimos seguros da necessidade de continuar a intervir por uma comunidade mais igual. Assista-nos sempre no caminho essa determinação, assim como a criatividade e a paixão, capazes de convocar muitos para este trabalho.
Vereadora da Ação Social
Inês Lamego
Uma sociedade, constrói-se, muitas vezes, em contacto com a dureza diária da realidade, apresentada pelas circunstâncias da vida de cada pessoa ou da sociedade onde se insere. Não nos fizemos aqui chegar, mas já que aqui estamos, nada como caminhar e perseguir o sonho.
O sonho de uma sociedade justa, equitativa e livre. Para chegarmos lá, necessitamos de perseverança e de insatisfação. Perseverança para ultrapassarmos as dificuldades e insatisfação para procurarmos, sempre, adequar a sociedade às suas gentes, num dado período da história. E agradecer as conquistas civilizacionais do percurso.
A elaboração do III Plano Municipal para a Igualdade, a Não-Discriminação e a Responsabilidade Social de Oliveira de Azeméis (2022-2025) prossegue esse sonho de mudança e conquista, abrindo caminhos, que de outra forma, não seriam alcançados. Mais igualdade, menos discriminação e o crescimento da responsabilidade social, compromete-nos, enquanto sociedade, e incentiva-nos a mudarmos comportamentos, enquanto cidadãos.
Ser Conselheiro Local para a Igualdade, pressupõe, neste momento, ajudar à materialização de uma dinâmica social que nos torne, mais inclusivos, não esquecendo que a igualdade é uma simples palavra, que por si só, nada representa, se não acontecer pelo exemplo, pela insistência da doação e pelo respeito dos direitos, liberdades e garantias das pessoas que nos rodeiam.
Oliveira de Azeméis prossegue o sonho, de ser cada vez mais, um território sustentável pelos valores, e próspero nas boas convicções e ações. O mundo que queremos melhor amanhã, começa hoje a ser construído, mesmo que aos olhos de hoje, não se vislumbrem grandes conquistas. Prossigamos persistentes.
O Conselheiro Local para a Igualdade
Rui Luzes Cabral
III Plano Municipal para a Igualdade 2022-2025
Retrato da Realidade Social de Oliveira de Azeméis 2021-2022