O Município, sendo uma Autarquia Local, é uma das estruturas do governo mais próximas das pessoas e que, dada a sua proximidade, se posiciona favoravelmente para implementar as ações e medidas junto dos cidadãos e cidadãs tendo em vista a concretização do princípio da igualdade. Para isso, é importante a partilha de experiências e de boas práticas entre as várias entidades que, ao nível municipal e intermunicipal, participam na luta contra a discriminação e procuram cada vez mais o direito à igualdade entre homens e mulheres.
Numa sociedade em que, muitas vezes, o exercício responsável de cidadania ainda é substituído por preconceitos, ideologias e comportamentos discriminatórios, há que definir como estratégia local o princípio da igualdade de direitos e oportunidades em todas as suas dimensões.
Assim, o Município de Oliveira de Azeméis não se tem demitido do seu papel de promotor da Igualdade e Responsabilidade Social, pelo que tem vindo a percorrer um caminho gradual e consistente nas suas preferências estratégicas integrando, sempre que possível, estas matérias nas políticas municipais e medidas que vai desenvolvendo, procurando destacar cada vez mais os valores do respeito e da tolerância, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais coesa, eliminando estereótipos e preconceitos, capazes de minar a união entre as pessoas.
É exemplo disso, o II Plano Municipal para a Igualdade e Responsabilidade Social do Município de Oliveira de Azeméis que define a ação do município em vários domínios de atuação, até ao horizonte de 2019.
Vereador da Ação Social
Rui Luzes Cabral
MENSAGEM DA CONSELHEIRA LOCAL PARA A IGUALDADE
A Igualdade no Município de Oliveira de Azeméis Em boa hora o Município de Oliveira de Azeméis deu o primeiro passo para a construção de uma sociedade onde a Igualdade de oportunidades fosse uma realidade efetiva. E foi, com esforço, responsabilidade e a importância que esta área exige, que foi elaborado o I Plano Municipal para a Igualdade e Responsabilidade Social.
Em 2018, o II Plano é já uma realidade, dando continuidade a um caminho iniciado que urge não parar, pois abordar o tema da Igualdade no século XXI, pode parecer algo desajustado no mundo dito moderno e desenvolvido em que vivemos.
No entanto, acredito que é cada vez mais necessário, um grande envolvimento e uma maior mobilização de todas as pessoas e organizações, para que se cumpram os Objetivos do Milénio, um dos quais relacionado com a eliminação da pobreza e onde as questões da igualdade também têm o seu lugar.
Com a implementação deste II Plano deve ser consolidada a mensagem: qualquer pessoa tem o dever de fazer deste caminho uma bandeira no seu dia-a-dia, pois sem igualdade de oportunidades, o desenvolvimento social estará comprometido. A integração dos conceitos associados à Igualdade nos princípios e valores das nossas organizações, sejam elas públicas ou privadas, nas nossas escolas, mas também nas nossas famílias, contribuirá para a diminuição da violência, dos riscos e conflitos, da insegurança, ajudando a criar ambientes pacíficos, tolerantes e respeitadores.
Que as metas traçadas neste II Plano sejam alcançadas!
E que cada trabalhador e trabalhadora do Município de Oliveira de Azeméis seja motor de mudança, para que a mensagem chegue a quem precisa.
É hora de continuar o trabalho iniciado e ninguém poderá ficar para trás. Cada pessoa é uma pedra basilar neste trabalho!
A expetativa colocada nos indicadores de desempenho que compõem, o Índice Municipal para a Igualdade, trará com toda a certeza um grande contributo para a definição de novas medidas em matéria de Igualdade no Município de Oliveira de Azeméis.
Ainda há muito para fazer e conquistar!
Vamos localmente, construir uma vida melhor para Mulheres e Homens!
A Conselheira Local para a Igualdade
Gracinda Leal
Abril 2018