Todos os anos assinala-se a 1 de março o Dia da Proteção Civil, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC) e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna.
Este ano, o tema central das comemorações é a “Cultura de Prevenção para uma Sociedade mais Segura”.
A escolha do tema visa recordar-nos o papel estruturante que a abordagem centrada na cultura de prevenção tem na edificação de sociedades humanas mais seguras e preparadas para enfrentar os perigos de sempre, mas também os novos que resultam quer da ação do homem sobre o ecossistema global quer do progresso da ciência e tecnologia.
Qualquer nação ou sistema por mais bem estruturado, organizado, equipado e treinado que esteja em termos da sua componente assistencial de socorro e proteção à população defrontar-se-á sempre com dificuldades e desafios acrescidos para responder aos efeitos negativos provocados pelos acidentes graves e catástrofes dos dias de hoje.
Só a ênfase na vertente preventiva constitui fator diferenciador de longo prazo capaz de promover resultados positivos em termos da redução dos riscos e das vulnerabilidades a que estão sujeitas as sociedades modernas.
É por isso que as estruturas próprias da Autoridade Nacional de Proteção Civil e dos demais agentes que integram o sistema nacional de proteção civil irão mais uma vez comemorar por todo o país o Dia da Proteção Civil, promovendo exposições, ações de sensibilização e outras iniciativas que visam exortar e implicar os cidadãos e as comunidades a adotarem e aprofundarem a prática quotidiana e continuada de uma cultura de prevenção…