Vespa asiática (como atuar)
Tem-se constatado, em todo o concelho, a presença de ninhos de vespa asiática. Deste modo, salienta-se o seguinte:
A vespa asiática (Vespa velutina) também chamada de vespa das patas amarelas, é uma espécie de vespa originária da China. A vespa asiática é essencialmente um predador de outras vespas e de abelhas, mas tal como a vespa europeia, também se alimenta de uma grande variedade de outros insetos.
A vespa asiática, como as outras vespas, constitui uma das pragas da colmeia, não constituindo uma ameaça sanitária tendo em conta que não é fonte de transmissão de nenhuma doença às abelhas. A vespa asiática não é considerada mais perigosa para seres humanos do que a vespa europeia.
A melhor forma de controlo local deste tipo de vespa é a destruição dos ninhos.
MEDIDAS A ADOTAR
Caso seja detetada a presença ou a suspeita da presença da vespa velutina e/ou ninhos desta vespa, nomeadamente baseada nas características físicas descritas (folheto em anexo) e/ou na localização dos ninhos de grandes dimensões em árvores altas, esta deverá ser comunicada aos Bombeiros Voluntários de Fajões, no caso de ser verificado nas freguesias de Macieira de Sarnes, Cesar, Fajões, Carregosa e Nogueira do Cravo e aos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis, no caso de ser verificado nas restantes freguesias, que acionarão os meios necessários com vista à destruição dos ninhos.
Em alternativa a comunicação também poderá ser remetida para o Serviço Municipal de Proteção Civil.