Natural de Sernancelhe, distrito de Viseu, chegou a Oliveira de Azeméis como professora primária, corria o ano de 1967, onde exerceu durante 30 anos na Escola Primária Soares Basto, freguesia de Palmaz. “Fiz grandes amizades e a minha função sempre foi trabalhar em prol do bem-estar do povo de Palmaz”, refere a Professora Maria Antonieta Sobral. Num ensino não só de âmbito académico, a professora incutia valores aos seus alunos: “Também os ensinava a ser homens, ajudava-os e encaminhava-os”, lembra com amizade.
Caridosa com os demais, promoveu diversas iniciativas de cariz social e criou a Comissão de Melhoramentos Locais de Palmaz em 1994, que preside até aos dias de hoje. Como principal objetivo, a comissão visava assegurar o transporte das crianças oriundas dos dispersos lugares da freguesia, resultando num maior aproveitamento escolar.
Estimada e acarinhada pela população, Maria Antonieta decidiu continuar a dedicar a sua vida a Palmaz, mesmo após se reformar da área letiva, envolvendo-se na criação do polo multigeracional onde diariamente permanecem idosos em ocupação de tempos livres. Cuidadosa e preocupada com esta faixa etária garante: “Nunca os abandonámos, mesmo nesta altura da pandemia”, revelando ser uma mais-valia aos idosos sem retaguarda familiar e uma realização pessoal para a professora da freguesia.