A Azemad, empresa fundada em 1966, por António dos Santos Martins, trabalha em três áreas de negócio, o mobiliário doméstico, mobiliário para hotelaria e a área desportiva, contando, atualmente com 57 trabalhadores.
Aventurou-se, em 2003, na fabricação de sticks na sequência da realização do Mundial de Hóquei em Patins, em Oliveira de Azeméis. A empresa foi desafiada para criar o maior stick do mundo para promoção do evento, o qual se encontra exposto num parque público do centro da cidade, depois de ter merecido destaque na Expo 98.
Segundo Paulo Martins, um dos administradores da empresa, “o pai foi sempre um amante da modalidade, e por carolice e brincadeira, já tinha feito alguns sticks”. Entre pai e filho decidiram avançar com este desafio, uma vez que o stick era um produto 100% importado.
Sendo um produto ligado à paixão da família, viu incrementada a vontade de querer fazer um produto diferenciador no mercado e, neste momento, a Azemad é líder de mercado a nível mundial, estando presente em todas as equipas mais representativas do hóquei em patins. A área desportiva, nos últimos dois anos, atingiu cerca de 30% do volume de negócio, e já não se baseia apenas nos sticks, mas também em todo o equipamento desportivo, patins, proteções e acessórios.
Uma das razões do sucesso da Azemad, na área desportiva, deve-se à relação próxima com os jogadores, o que permite sempre uma avaliação exigente na fase de desenvolvimento do produto, indo ao encontro das exigências de cada jogador, em termos de peso, resistência e inércia. Por outro lado, para além da aposta no desporto de alto rendimento, a empresa tem uma enorme preocupação na formação dos jovens praticantes, no sentido de incrementar a prática da modalidade.
Neste momento, a empresa baseia todos os novos projetos e produtos em estudos científicos e estabelece várias parcerias com centros de investigação, como a Universidade do Porto, o INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial, a Universidade do Minho e da Beira Interior, mas também, com algumas das melhores empresas mundiais, no sentido de avançarem para projetos inovadores, ligados à fibra de carbono, colocação de sensores nos sticks, entre outros.
Outra das grandes apostas da empresa é uma forte presença no mundo digital, uma vez que o poder de comunicação do material desportivo é enorme. Paulo Martins expressa que “a pegada digital não aparece por acaso, a empresa tem um departamento de comunicação e marketing criativo e empreendedor, que está a dar os seus frutos.”
Para o futuro, a empresa pretende continuar a desenvolver produtos inovadores, diferenciadores e patenteados, de que são exemplo, os novos patins que serão lançados brevemente para o mercado, que poderão ser montados pelos próprios praticantes, com o objetivo de transformar o hóquei numa modalidade que seja acessível a qualquer pessoa.
A Azemad também foi desafiada no Mundial de Barcelona de 2019, pelo World Skate, a criar um piso amovível específico para a modalidade de hóquei em patins, que está em fase final de produção e que será testado no Pavilhão da Escola Livre de Oliveira de Azeméis, projeto que virá a revolucionar o panorama do hóquei em patins, porque é possível instalá-lo em 6 ou 8 horas e trará outra qualidade às emissões televisivas, com marcações únicas no piso.
Finalmente, Paulo Martins apresenta um outro projeto recente, “um sonho de sempre”, a criação de uma área florestal de três hectares, “um pequeno laboratório de árvores autóctones, que passará a ser uma das «bandeiras» da AZEMAD nas próximas feiras internacionais, permitindo à empresa destacar-se da concorrência como uma empresa com consciência ambiental”.