Foi em dezembro de 1970, que Júlio Andrade Neves, iniciou o seu pequeno negócio na produção de calçado ortopédico na pequena freguesia de Madail. Contudo, apenas em 1978, o nome Lola começou a ser utilizado. Atualmente, é Júlio César Neves, filho do fundador quem tem caminhado ao longo do percurso da empresa. “Em 2000 decidimos investir em maquinaria nova e comprámos a nossa primeira máquina de corte”. A empresa de calçado ortopédico, além de apostar na qualidade do seu calçado, preocupa-se também com a sua sustentabilidade e preservação ambiental. “ Nos últimos anos investimos na modernização da empresa com a compra de painéis solares .
Dedicamo-nos também à renovação da frota da empresa com a compra de carros elétricos.”. Júlio César declarou que o seu objetivo é tornar a empresa independente ao nível do fornecimento energético. A microempresa, conta com clientes de várias zonas do País, como o Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão, o Hospital Infantil de São João de Deus, agora conhecido por Instituto em Montemor o novo, o Centro de reabilitação profissional de Gaia, a Ortopedia Stop – Porto, a Ortopedia Moderna Orto Rego e Orto – medicinal.
A Lola, é uma das poucas empresas puramente portuguesas a trabalhar no nosso país “ Existe só mais uma fábrica unicamente portuguesa em Benavente. Existem muitas empresas mas são na maioria de Holandeses e Alemães”. Apesar do investimento tecnológico realizado na empresa, continuam a ser utilizadas técnicas mais manuais, o que acaba por ser um especto interessante para o cliente. “A nossa produção diária é de 15 pares. Trabalhamos muito par a par. Quando vem uma encomenda de calçado dito normal, a produção pode chegar aos 20 pares por dia”. Júlio César contou-nos que os seus clientes, na sua maioria optam, por ir diretamente à sua fábrica para escolher os modelos que pretendem.
A Lola, define-se como uma empresa caseira, altamente competente e atenta ás necessidades do consumidor. Além de produzirem calçado para portadores de deficiência, recentemente começaram também a produzir para diabéticos. O material utilizado para o fabrico de calçado da marca Lola é à base de peles naturais. Júlio Cesar revelou que a maior publicidade que pode ter é a satisfação dos clientes, o que tem sido ao longo destes anos, a causa do seu sucesso. Em fim de conversa revelou que está a tratar da certificação da norma ISSO 9001, que trata a certificação de qualidade de produto.