A Companhia Elétrica de Loureiro foi fundada em 1933 para poder fornecer eletricidade aos habitantes de Loureiro, melhorando o conforto e a qualidade das populações, abrangendo toda a freguesia, através de um contrato de concessão com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis. A CEL compra a eletricidade em média tensão, que é depois transformada em 22 postos de transformação e posteriormente direcionada para os pontos de entrega, ou seja, para as habitações, o comércio e a indústria.
É uma das 10 cooperativas elétricas existentes em Portugal, tendo sido a única empresa concelhia deste ramo que sobreviveu às alterações do setor energético, graças à visão empreendedora que sempre tiveram os sucessivos presidentes e direções, e pelo facto da empresa estar permanentemente atenta às mudanças a nível legislativo e se adaptar rapidamente às novas tecnologias.
Atualmente, a equipa é composta por 10 pessoas, que procuram assegurar aos seus cooperantes um serviço que responda às suas necessidades e expectativas. Oferecem ao consumidor preços muito competitivos, assistência pronta e eficiente, fator proximidade, apoio social à população e às coletividades e colaboração nos eventos festivos da terra.
Segundo Sérgio Pinho, Presidente da Direção da CEL, “as pessoas estão globalmente satisfeitas, uma vez que a CEL tem acompanhado o crescimento populacional e industrial da freguesia, no sentido de garantir a todos os loureirenses o fornecimento eficaz e a assistência necessária ao bom funcionamento da rede elétrica de Loureiro”.
Em termos de projetos futuros, a CEL está a preparar-se para implementar um parque fotovoltaico de produção em grande escala, para compensar as perdas na rede com produção de energia.
Encontra-se, igualmente, na fase final de implementação do sistema de telecontagem, em 2300 pontos de contagem na freguesia, o que constituiu uma área de grande investimento da CEL. Segundo Sérgio Pinho, “este sistema entrará em funcionamento a partir de janeiro de 2022 e vai permitir ao cliente e à CEL ter acesso contínuo ao controlo da sua energia, leituras à distância do contador, emissão de fatura automática, entre outras potencialidades”.