Localizado à face do rio Ul, no lugar de Ponte da Igreja, da freguesia de Ul, detém a função, atual, de núcleo museológico.
O núcleo museológico constitui-se como o centro a partir do qual se vai desenvolver o restante projeto, tendo este a função concreta de fixar uma coleção de peças e respectivo arquivo bibliográfico que representem a atividade da moagem, desenvolvendo para cada um dos três moinhos, e para a casa de habitação, um programa concreto de ocupação.
Assim, o programa museológico integra o espaço dedicado à demonstração da moagem dos diferentes tipos de cereais (trigo, milho e centeio), a instalar no 1º moinho.
Para o 2º moinho é destinado o programa com a ocupação de peças, a fixação de uma coleção a constituir para o museu e a respetiva demonstração do seu funcionamento, tipo de materiais que o moinho integra no seu mecanismo, entre outras opções. Contíguo a este, no piso térreo, será utilizada para demonstração, num espaço adaptado a “cozinha” tradicional, da confeção do pão de Ul, tendo para esse efeito instalado um forno de cozer a lenha.
O 3º moinho é dedicado à apresentação de vídeos, existindo para o efeito um DVD com mini-filmes, em registo de documentário, demonstrativos das diversas atividades relacionadas com a moagem.
A casa existente, anteriormente utilizada como habitação, destina-se a edifício administrativo, o qual irá albergar o grupo de trabalho que irá dar continuidade aos estudos em curso, e à gestão do parque. Este edifício irá também funcionar como local de apoio às visitas a efetuar na área do parque.
Numa cota superior a este edifício localiza-se uma construção, antigo palheiro com respetivo espaço da eira, destinando-se para este edifício um pequeno bar, aproveitando a eira para esplanada.
Este espaço encontra-se equipado com infra-estruturas de apoio, como sejam sanitários públicos, iluminação pública, pavimentação de determinadas áreas para conforto dos utentes, e um parque de merendas.