A localidade de Ul, em Oliveira de Azeméis, já está classificada como Aldeia de Portugal e, no âmbito da preservação que esse reconhecimento implica, tem já em curso uma intervenção arqueológica para qualificação do castro local.
Resultante de uma candidatura por parte da Junta de Freguesia, da Câmara Municipal e da Associação para o Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (ADRITEM), a classificação abrange um território de cerca de 498 hectares em que as principais referências, para além dos 29 hectares do Parque Temático Molinológico local, são o pão de Ul, as regueifas de canela também com o nome da aldeia e as marcas de arroz Saludães e Caçarola.
Para Hugo Pereira, presidente da Junta de Freguesia, o reconhecimento das características tradicionais da localidade por parte da Associação de Turismo de Aldeia funcionará sobretudo como «um novo impulso» para o turismo local, proporcionando «melhores possibilidades de conservação do património de Ul, nomeadamente o rio, os seus moinhos, o castro e as rotas e percursos pedestres, entre os quais a Rota dos Moleiros e a Rota dos Padeiros».
«O desafio passa agora por criar equipas de trabalho e colaboração com as associações locais».
O trabalho a desenvolver passa pela organização da oferta turística de UL e pela recuperação e promoção dos seus recursos endógenos, ao nível do ambiente, do património, das tradições e da cultura locais.
É nesse último contexto que se enquadra a intervenção em curso no castro de Ul, onde, além de sujeito a arranjos de limpeza, o terreno está também a ser preparado para a realização de trabalhos de prospeção geofísica e geoquímica.
De acordo com a autarquia, o objetivo do projeto passa por remover a vegetação que se deposita nas sondagens arqueológicas».
O património edificado de Ul não se restringe, contudo, ao castro.
A classificação enquanto Aldeia de Portugal abarca também a Mamoa da Baixa, ainda a nível arqueológico, e no que se refere a outros registos arquitetónicos, várias «alminhas», cruzeiros, espigueiros, a Igreja de Santa Maria, a Quinta e Capela de Adães, a capela de Nossa Senhora das Febres, diversos moinhos de água integrados no respetivo Parque Temático e diferentes rotas e percursos terrestres.