A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis iniciou no passado dia 27 de novembro trabalhos de limpeza no Castro de Ul.
Estes trabalhos tiveram como objetivo preparar o terreno para a realização de trabalhos de prospeção geofísica e geoquímica e, simultaneamente, remover a vegetação que se deposita nas sondagens arqueológicas que resultaram das escavações efetuadas nos anos oitenta permitindo, assim, uma melhor qualidade da visita ao local.
Os trabalhos de geofísica e geoquímicas levados a cabo pelo Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no âmbito de uma parceria com o Município pretendem, nesta fase, avaliar o grau de preservação de estruturas arqueológicas na plataforma de topo do Castro de Ul.
Com esses elementos é possível perceber quais as áreas ocupadas e que devem ser consideradas prioritárias em futuras intervenções de escavação.
Para efetuar os trabalhos é necessário fazer o corte da vegetação, possibilitando a utilização dos equipamentos de geo-radar e de resistividade elétrica e permitindo uma melhor leitura da topografia do sítio arqueológico.
A limpeza das sondagens arqueológicas teve como objetivo a remoção da matéria vegetal que ali se foi depositando, a melhoria das condições de visualização das estruturas arqueológicas - nomeadamente através da limpeza mecânica das mesmas – e a monitorização das suas condições de conservação.