A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis lançou o «Sabores de Azeméis», um concurso de gastronomia que acontece no âmbito do estatuto Oliveira de Azeméis «Terra da Culinária».
A iniciativa tem como objetivo «revelar» os talentos culinários oliveirenses e consagrar os produtos tradicionais.
O concurso abre, assim, as portas à participação de cozinheiros amadores e de restaurantes.
Informamos que o prazo de inscrições foi alargado até ao dia 16 de Outubro, podendo as mesmas ser feitas no site da Câmara ou por carta para Sabores de Azeméis – Concurso de receitas, R. Diogo do Couto, 1, 6º frente; 1100-194 Lisboa. Se necessitar de apoio, dirija-se à Loja Interativa de Turismo de Oliveira de Azeméis.
«É um desafio para a criatividade e ousadia de quem gosta de culinária», afirmou o presidente da autarquia na conferência de apresentação do concurso.
De acordo com Hermínio Loureiro, «a iniciativa, inédita no distrito, permitirá aos mais jovens aprender com quem tem mais experiência».
A divulgação dos apurados está agendada para o dia 21 de outubro e o concurso propriamente dito realizar-se-á de 06 a 09 de novembro.
Disponíveis para concurso, na vertente cozinheiros amadores, estão cinco categorias - Entradas e Sopas; Peixes ou Mariscos; Carnes ou Caça; Sobremesas e ainda Petiscos e Saladas.
A receita vencedora será a que reunir a melhor classificação obtida independentemente da categoria em que participa, sendo premiadas as três melhores com 2.500 Euros, sendo 1000 Euros monetários e o restante em produtos (1º lugar), 1500 Euros, sendo 500 Euros monetários e o restante em produtos (2º lugar) e 800 Euros, sendo 250 Euros monetários e o restante em produtos (3º lugar) respetivamente.
O concurso para restaurantes contempla três vertentes: Restaurante Gastronómico/Fine Dining; Restaurante Informal/Casual e Restaurante Tradicional/Típico.
Cada casa deverá apresentar duas receitas, uma por cada categoria disponível a concurso "Prato Principal" e "Entrada ou Sobremesa".
Na primeira categoria (Prato Principal), os candidatos deverão obrigatoriamente recorrer à utilização de produtos da região: arroz carolino, laticínios, farinha, entre outros. Na segunda categoria (Entrada ou Sobremesa), a utilização criativa do ingrediente obrigatório - Pão de Ul - será fator de diferenciação e avaliação.
O júri do "Sabores de Azeméis" é composto por referências da gastronomia nacional. A liderar a equipa estará o Chefe Cordeiro sendo acompanhado por José Borralho, presidente da APTECE; Olívia Rocha, vencedora da 2ª edição da Mesa dos Portugueses; Mestre Lindolfo Ribeiro - referência da gastronomia local -, e ainda por Ana Soeiro, da Qualifica. Mais informações AQUI
O Concurso Gastronómico "Sabores de Azeméis" acontece em Oliveira de Azeméis no âmbito do Prémio Terra de Culinária e...
Posted by Azeméis é Vida on Quarta-feira, 9 de Setembro de 2015