A cidade de Oliveira de Azeméis acolhe entre 20 e 22 de outubro o 3º Congresso Nacional de Turismo de Culinária, a decorrer no hotel rural Vale do Rio.
O evento promovido pela Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE) vai debater várias áreas ligadas à indústria e às atividades do mar, com incidência especial para o peixe, visto como “o melhor do mundo”.
A discussão alargada sobre esta temática permitirá abordar “o potencial do mar para novos negócios”, o seu valor para a economia, “a importância e a valorização do pescado na restauração, o seu consumo e os benefícios para a saúde”, bem como “as questões da sustentabilidade”, refere a organização.
Com o último dia destinado a visitas ao concelho (Parque Temático Molinológico, parque de La Salette e Berço Vidreiro) e à mostra do 3º Concurso de doces tradicionais de Azeméis, os dois primeiros dias de trabalho vão centrar-se em temáticas como a sustentabilidade dos recursos marinhos, o valor do peixe para o turismo, a importância do setor das conservas, o empreendedorismo ligado ao mar e aos rios e o consumo do peixe numa perspetiva de alimentação saudável.
O Congresso, que contará na abertura com o presidente da APTECE, José Borralho, e do presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, dará atenção ainda à realização de workshops e a novas ideias e ações para a valorização do peixe e de outros produtos endógenos.
O evento, onde será dado a conhecer o vencedor do selo “Terra de Culinária 2017”, galardão que o município de Oliveira de Azeméis já ganhou em 2015, destina-se a instituições ligadas ao desenvolvimento regional, associações empresariais, profissionais de hotelaria e restauração, empresários do setor pesqueiro e turístico e estudantes.