Dez jovens entre os 15 e os 17 anos de idade, de várias regiões do país, encontram-se em Oliveira de Azeméis no âmbito do Prémio Rotário de Liderança Juvenil (RYLA), um programa destinado a premiar jovens com reconhecidas qualidades de liderança.
A estadia dos jovens na cidade inclui a realização de debates, palestras temáticas, visitas a empresas e a locais de interesse cultural, desportivo e recreativo, numa perspetiva de potenciar as suas capacidades e atributos de chefia.
A delegação foi recebida pelo presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, que considerou o projeto «uma iniciativa feliz» ao aproveitar o potencial dos jovens e ao contribuir para a sua formação e valorização.
O autarca alertou os adolescentes para as qualidades e as exigências da liderança, considerando-a «um exercício diário e de permanente empenho».
Na cerimónia de boas vindas aos jovens, acompanhados por Marco Azevedo, presidente do Rotary Clube de Oliveira de Azeméis e de responsáveis da Casa Amizade e Rotaract de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro traçou uma radiografia do concelho, destacando o seu carácter inovador e de liderança em vários sectores.
O grupo de jovens vai permanecer na cidade até este sábado, dia que ficará marcado pela conferência «Jovens de hoje, líderes do amanhã», a decorrer no hotel rural Vale do Rio, na freguesia de Palmaz.