Ocupar os tempos livres de forma didática e lúdica foram os objetivos da iniciativa “Azeméis 360 Semana Jovem” que permitiu a um conjunto de jovens ficarem a conhecer aspetos importantes da história, da gastronomia, da natureza e da cultura de Oliveira de Azeméis.
Ao longo de uma semana os jovens participaram em atividades diárias que os ajudaram a compreender melhor a realidade oliveirense.
Foi o que aconteceu, por exemplo, com uma visita à Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro onde os mais novos contactaram com a temática da inclusão social e o trabalho desenvolvido pela instituição, interagindo com os utentes.
Outras visitas fizeram parte da agenda, em particular ao Parque Temático Molinológico onde contactaram com o fabrico artesanal do pão e da regueifa de Ul e foi possível participarem no processo de produção dessa importante iguaria oliveirense.
A Semana Jovem contou ainda com a sensibilização para o património industrial com uma visita ao Berço Vidreiro.
O conhecimento da história de Oliveira de Azeméis envolveu ainda um “passeio” pela zona antiga da cidade, com um olhar atendo para alguns pontos de referência terminando a visita no arquivo municipal com a participação num divertido jogo.
A Semana Jovem terminou com uma caminhada pelos "Caminhos de Ferreira de Castro", incluindo uma passagem pela Casa-Museu de Ferreira de Castro e pelo vale de Ossela que proporcionou aos jovens uma tarde de contacto direto com a natureza.