O presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, afirmou que «a educação é um setor prioritário no concelho», argumentando que o trabalho desenvolvido pela autarquia nesta área nos últimos anos «é bem visível».
«Estamos a trabalhar para que as gerações futuras tenham mais competências e que se distingam positivamente», disse no I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação que decorreu na freguesia de S. Roque.
Para o autarca, «é importante perceber as dificuldades dos jovens no sentido de dar as melhores soluções para aumentar o seu rendimento escolar».
Facilitar a partilha, o debate e a reflexão sobre os avanços e os novos desafios no âmbito da inteligência emocional em todo o mundo foram os principais objetivos da sessão, subordinada ao tema «Investigar e intervir para mudar».
Durante dois dias investigadores, psicólogos, professores e profissionais de saúde tiveram a possibilidade de partilhar interesses e resultados de investigação que permitiram conhecer a produção da investigação científica da inteligência emocional a um nível global.
«O evento é importante para a escola, para a educação e para o próprio concelho de Oliveira de Azeméis, uma vez que cada vez mais a inteligência emocional se tem mostrado como estruturante no crescimento das pessoas e das organizações», declarou António Figueiredo, presidente da comissão organizadora do congresso.
«É preciso partilhar recursos e técnicas educacionais que possam facilitar e promover o desenvolvimento emocional, cognitivo e social desde a infância, como um modelo de atuação envolvendo a escola, a família e a comunidade», acrescentou.
Segundo João Grancho, diretor da Direção Regional de Educação do Norte (DREN), «a inteligência emocional caracteriza-se pela forma como as pessoas lidam com os seus sentimentos e com os sentimentos dos outros».
A iniciativa foi promovida pela Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, estabelecimento sede do projeto «Clube de Inteligência Emocional na Escola (CIEE) -Aprender a Ser Feliz», em parceria com a Universidade de Aveiro, PAIDEIA (Plataforma Aberta – Associação Internacional para o Desenvolvimento da Educação Emocional) e Universidade Fernando Pessoa.