Vinte anos após a sua construção o pavilhão desportivo da EB Dr. José Pereira Tavares foi totalmente requalificado. A intervenção realizada pela Câmara Municipal ascendeu a mais de 130 mil euros.
Foi graças ao programa “Aproximar Educação” que transferiu para a esfera do município de Oliveira de Azeméis a responsabilidade da gestão dos equipamentos escolares do 2 e 3 ciclos bem como do secundário que as obras no pavilhão foram realizadas. Antes das obras “chovia dentro das instalações” e era notória a falta de condições para a prática de desporto pelos alunos ou pelas inúmeras pessoas da comunidade que recorrem ao espaço.
Na inauguração da requalificação, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, fez questão de recordar o processo que culminou com a descentralização de responsabilidades para o município mas vincou também que “se hoje já toda a gente defende a descentralização há dois anos atrás não era assim tão fácil” aludindo às objeções que a questão levantou sobretudo na oposição.
“Acredito na descentralização e é por estar a correr tão bem que hoje este modelo é defendido pelo governo não só na educação mas para outras áreas” – referiu ainda Isidro Figueiredo.
Também o presidente da Junta da União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca, Armindo Nunes, salientou a rapidez e a forma como “sem grandes formalismos foi possível avançar com as obras que nos permitem estar hoje aqui a inaugurá-las”.
Armindo Nunes classificou as obras “como uma belíssima prenda pelos 20 anos da escola. Investir na escola é um investimento seguro que produz e dá resultados no futuro”.
O diretor do Agrupamento de Escolas de Loureiro, ao qual pertence a escola, Vasco Vaz, recordou os invernos passados com más condições para a seguir destacar a resolução célere por parte da autarquia.
Quem também fez saber o seu “reconhecimento pelo papel desempenhado e pelo seu empenhamento pessoal” pelo atual presidente da Câmara e anterior vereador da educação foi a presidente do Conselho Geral, Isabel Brandão, que acrescentou “ser bom saber que há agentes políticos que associam à palavra dada a palavra honrada”.
As obras contemplaram o total isolamento térmico do pavilhão corrigindo problemas graves inerentes à idade mas também a defeitos de construção original.
Na inauguração era visível o entusiasmo de alunos e professores pela requalificação que, garantiu o presidente da Câmara Municipal, se vai estender a outros espaços da escola onde também são sentidos problemas relacionados com infiltrações.