O novo ano letivo começou de forma ainda mais promissora para os alunos de Oliveira de Azeméis. Isto porque já abriu o novo Centro Escolar de Ul, substituindo a antiga Escola EB1 e Jardim-de-infância do Pinheiral, que a Junta de Freguesia de Ul se propõe agora transformar numa creche para crianças até aos 3 anos de idade.
O novo estabelecimento de ensino, terceiro centro escolar construído de raiz no concelho, custou cerca de um milhão de Euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários e acolhe cerca de 100 crianças do 1.º Ciclo e 46 do Ensino Pré-escolar.
“A abertura do Centro Escolar de Ul resulta em mais um espaço de qualidade para o desenvolvimento escolar das nossas crianças e jovens. Deixo também uma palavra de agradecimento ao Comendador António da Silva Rodrigues pelo apoio muito importante que deu para a conclusão deste processo”, afirmou Hermínio Loureiro, Presidente da Câmara Municipal.
O Centro Escolar, que recebe o nome do Comendador António da Silva Rodrigues, conta com quatro salas de 1.º Ciclo, duas de pré-escolar, uma para prolongamento de horário (componente de apoio à família), uma biblioteca, um refeitório convertível em salão polivalente, cozinha, gabinete para a associação de pais, sala de reuniões, salas para professores, espaços administrativos e várias áreas de apoio, entre outros espaços.
O exterior conta com uma área reservada para o estacionamento temporário de pais e encarregados de educação, um espaço concebido para a criação de uma horta pedagógica e um parque infantil, que resultou de um investimento de 80 mil Euros, inclui um monte de suporte a um escorrega, outro sob o qual se atravessa um túnel, uma pequena “floresta” de troncos coloridos por onde circular, um trampolim embutido no solo e mesas com tabuleiros de xadrez gravados no tampo, entre outras opções para atividades.