A escola básica e secundária Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis, recebeu ontem a sessão distrital do programa «Parlamento Jovem» que contou com a participação de dezenas de alunos do ensino secundário.
A iniciativa da Assembleia da República com o Ministério da Educação e Ciência pretendeu promover a participação cívica, a educação para a cidadania, o interesse dos jovens pelo debate dos temas da atualidade e ainda proporcionar a toda as escolas participantes a vivência de uma sessão parlamentar com uma metodologia de debate semelhante à da sessão nacional.
Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal, que esteve presente no evento, afirmou que «iniciativas como estas são muito importantes para promover junto dos jovens uma cidadania mais ativa».
Na sessão, que decorreu durante todo o dia, marcou ainda presença Carla Rodrigues, deputada da Assembleia da República, e José Cardoso, diretor do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
A deputada aproveitou o momento para alertar para a importância de uma intervenção ativa na sociedade por parte de todos.
A adesão dos alunos esteve bem vincada, não só pelo número de participantes, mas também pelas inúmeras questões que foram colocadas e interesse manifestado.
Os temas propostos pelas escolas focavam-se na sociedade e em temas atuais como a «Crise demográfica - emigração, natalidade e envelhecimento», «Os jovens e o emprego: que futuro?» e a «Desertificação do interior de Portugal».
O programa «Parlamento Jovem» está em 759 escolas do país.
Nesta sessão participaram 32 escolas do distrito de Aveiro com um total de 96 deputados nomeados por 5560 alunos.
O mesmo programa culminará com a realização de duas sessões Nacionais na Assembleia da República, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa.
Todas as escolas do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do secundário são convidadas a participar.