O Concelho de Oliveira de Azeméis está bem colocado no ranking nacional das Escolas realizado pelo Jornal de Notícias. No Ensino Secundário, o município oliveirense aparece como o 53º melhor do país, num total de 308 concelhos classificados. No que diz respeito ao 3º Ciclo do Ensino Básico (EB), referente ao 9º ano, Oliveira de Azeméis surge na posição 93. “É uma honra para Oliveira de Azeméis ocupar uma posição de destaque a nível nacional no que diz respeito à classificação do seu ensino e das suas escolas. Este é mais um indicador de que estamos no caminho certo e de que dispomos das condições ideais para oferecer às crianças e jovens oliveirenses uma educação de excelência”, afirma Hermínio Loureiro, Presidente da Autarquia.
No caso concreto das escolas do Concelho melhores classificadas em cada escalão de ensino, o Externato Infantil e Primário de Oliveira de Azeméis, no 56º lugar, é a escola mais bem posicionada do 1º ciclo do EB (4º ano), num total de 4454 escolas. No 2º ciclo do EB (6º ano), a melhor classificada é a Soares Basto, em 255º lugar, num total de 1166 escolas. No 3º ciclo do EB (9º ano), a Escola Básica de Loureiro é a melhor do Concelho, na posição 238, num total de 1067 escolas. A Ferreira de Castro ocupa a 131ª posição do Ensino Secundário (12º ano), num total de 628 escolas.
O ranking do JN tem por base os resultados da primeira fase de exames dos alunos internos do Ensino Secundário. No que se refere ao 1º., 2º. e 3º. ciclos, os resultados são obtidos através da média das classificações por pontos (0 a 100) dos alunos internos do ensino regular na primeira fase das provas de Português e Matemática.