Jovens mais conscientes da realidade financeira e dos desafios do dia-a-dia é um dos objetivos do «Educação+ financeira», um projeto promovido pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis em parceria com a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a Universidade de Aveiro (UA).
O «Educação+ financeira» é um projeto de literacia financeira destinado sobretudo aos jovens entre os sete e os 17 anos e visa estimular a poupança e apoiar as famílias na organização financeira.
O projeto consta de uma exposição itinerante com atividades interativas que colocam os visitantes perante desafios, confrontando-os com as escolhas relativas à gestão do dinheiro.
O objetivo é tornar os consumidores mais confiantes na hora de tomarem decisões. Para isso, a exposição vai estar presente no auditório da praça da cidade até amanhã, dia 10 de janeiro, recebendo as escolas do concelho.
Os alunos que visitem o espaço podem participar em vários jogos e atividades que servem para estimular uma exploração didática dos temas relacionados com a gestão.
Ao longo da formação, o público contacta com conceitos como trocas diretas e poupança, visitam um supermercado para aprenderem a distinguir o essencial do supérfluo, e também um balcão Caixa Geral de Depósitos, onde conhecem o funcionamento de uma instituição financeira.