Centena e meia de alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Oliveira de Azeméis participaram esta manhã na assembleia municipal «Políticos de Palmo e Meio» reclamando maior segurança e qualidade nas escolas.
Os «mini deputados», enquanto protagonistas da sessão municipal, apresentaram uma série de questões relacionadas com a construção de passeios, colocação de passadeiras junto às saídas da escola, inclusão de equipamentos desportivos e de lazer e mais policiamento e sinalização junto às escolas.
Segundo Hermínio Loureiro, «é importante que os mais pequenos possam conhecer o funcionamento dos órgãos municipais e assim expor os seus problemas e anseios».
Todas as propostas e questões apresentadas na assembleia, consideradas pertinentes pelo presidente da autarquia, foram aprovadas por unanimidade.
«Fico muito satisfeito por ver que estas crianças aprofundaram e analisaram questões muito pertinentes e que directamente interferem com o seu dia-a-dia», disse o presidente do município.
Este ano, sob a temática «Segurança das crianças», o projecto «Políticos de Palmo e Meio» começou a ser delineado em Novembro de 2010 com a eleição dos deputados nas escolas e dos elementos da mesa da Assembleia.
A iniciativa, que abrangeu trabalho em sala de aula à abordagem de questões sobre o poder local e os órgãos políticos locais, envolveu escolas dos agrupamentos Bento Carqueja, Pinheiro da Bemposta/Palmaz/Travanca e S. Roque/Nogueira do Cravo e Cucujães.
O projecto, que para o próximo ano abordará «A preservação do ambiente: o que podemos fazer a nível local?», visa promover aprendizagens incluídas no currículo do 1º ciclo do ensino básico e desenvolver competências ao nível da argumentação e explanação de ideias.
Como prémio da sua participação cívica, os políticos de palmo e meio irão acompanhar, ao longo de um dia, a actividade do presidente da autarquia, assistindo à resolução de alguns problemas discutidos na sessão municipal.
O projecto da autarquia visa fomentar a formação cívica e activa dos alunos dando oportunidade às crianças de conhecerem o concelho, os órgãos executivos e as funções exercidas pelas autarquias.