O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis considerou fundamental «a aprendizagem ao longo da vida».
«Temos que estar sempre disponíveis, para em qualquer idade, melhorar os níveis de conhecimento», afirmou Hermínio Loureiro na apresentação do projeto realizado pelos formandos do curso de «Canalizador» na escola básica e secundária Ferreira de Castro.
Os trabalhos, realizados em ambiente prático de formação, incluíram a instalação elétrica, canalização, gás, orçamentação e cobertura de uma cozinha, uma casa de banho e um quarto.
«Este curso criou, sem dúvida, mais oportunidades», disse o autarca, acrescentando que a «a autarquia estará sempre disponível para apoiar a escola e contribuir para uma sociedade mais bem preparada».
O «Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA) B2+B3 dupla certificação de Canalizador» formou 12 estudantes que agora ingressam num estágio profissional nas empresas do concelho.
Os EFA são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar os níveis de habilitação escolar e profissional da população portuguesa adulta.
Estes cursos desenvolvem-se segundo percursos de dupla certificação e, sempre que tal se revele adequado ao perfil e história de vida dos adultos, apenas de habilitação escolar.