Cerca de 220 alunos das escolas básicas da Ponte e do Outeiro, em Santiago de Riba-Ul participaram esta manhã no XII Encontro de Xadrez, uma iniciativa promovida anualmente pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.
O evento que decorreu no Largo da República, em frente ao edifício da Câmara Municipal, teve início às 10h00.
Durante uma hora, os alunos colocaram à prova a sua destreza mental e desfrutaram de um dia diferente ao realizarem três partidas de 20 minutos cada.
«O xadrez é um desporto muito importante para o desenvolvimento intelectual e crescimento das crianças», afirmou o presidente da autarquia.
Para Hermínio Loureiro, «são inúmeras as vantagens desta modalidade junto das escolas e das instituições de ensino».
«Trata-se de um excelente exercício mental com benefícios comprovados para as suas carreiras”, sublinhou.
O projeto «Xadrez na escola», enquanto atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo, visa o desenvolvimento de competências intelectuais, pessoais e de formação de caráter social e desportivo.
A iniciativa pretendeu desenvolver a atenção, o poder de concentração, a criatividade e a imaginação das crianças e ao mesmo tempo potencializar a capacidade de raciocínio estratégico e lógico-matemático.
Fortalecer a autoestima e a capacidade de superação, aumentando o autocontrolo e incutir o respeito pelas regras, leis das competições e normas de comportamento são também características que definem os jogos de xadrez.
A AXA e a autarquia oliveirense celebraram em 2006 um protocolo de cooperação no sentido da implementação da aprendizagem do xadrez nas escolas do município.