Os alunos da EB Maria Godinho, na freguesia de Nogueira do Cravo, viram melhoradas as condições de aprendizagem com a inauguração da biblioteca escolar, um investimento que culmina um desejo de muitos anos da comunidade escolar e da associação de pais.
A cerimónia de abertura serviu para Hermínio Loureiro, presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, elogiar a «persistência e a resistência» da associação de pais, ao longo dos anos, na construção do novo equipamento e na «melhoria progressiva das condições da escola».
«Temos no concelho excelentes associações de pais e esta é um bom exemplo de trabalho, de dedicação e coragem», afirmou Hermínio Loureiro perante dezenas de alunos e encarregados de educação que assistiram à inauguração.
O autarca, acompanhado do vereador da educação, Isidro Figueiredo e de responsáveis da EB Maria Godinho, deixou o compromisso da autarquia em continuar a apoiar, em parceria com as juntas de freguesia e as comunidades locais, projetos que melhorem a aprendizagem nas escolas.
«O trabalho da autarquia é imprescindível mas se trabalharmos todos juntos para uma comunidade escolar mais envolvente estamos a contribuir para um futuro melhor», disse.
Hermínio Loureiro reafirmou a aposta estratégica da autarquia na educação, um sector que envolve políticas com o objetivo de dotar as crianças e jovens com qualificações que assegurem o futuro e o desenvolvimento do concelho.
Segundo o autarca, a biblioteca inaugurada «é um instrumento essencial que irá aumentar os níveis do processo de aprendizagem das crianças que frequentam o estabelecimento de ensino».
A mesma perspetiva teve o diretor do agrupamento de escolas Comendador Ângelo Azevedo, António Figueiredo, o presidente da junta de freguesia, Manuel Rebelo, e o representante da Associação de Pais, Alexandre Vaz, nas intervenções que antecederam a atuação de crianças no recinto exterior da escola.
A biblioteca escolar está equipada com obras para os vários níveis etários dos alunos, plataformas informáticas e espaços lúdicos.
Além da nova biblioteca, a escola EB Maria Godinho possui quatro salas de aula, sala de professores, um campo polidesportivo descoberto e espaços que funcionam como OTL e refeitório, serviços de apoio direto aos alunos.