O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis considerou «fundamental o desenvolvimento de competências junto da comunidade escolar ao nível da segurança e prevenção de riscos tendo em conta que a escola é o espaço privilegiado de aprendizagem».
Hermínio Loureiro participou esta manhã na apresentação dos clubes de protecção civil, uma iniciativa destinada a sensibilizar as crianças e os jovens em idade escolar.
«É fundamental que a temática da protecção esteja integrada no projecto educativo da escola, tendo em vista uma melhor sensibilização de todos e o contributo para um comportamento colectivo de segurança», afirmou o autarca.
Para Hermínio Loureiro, os recentes acontecimentos ocorridos na Madeira, Haiti e Chile vieram chamar à atenção para a necessidade de se «incutir nas pessoas e nos jovens competências em matéria de prevenção de riscos, para que estes possam estar preparados para acidentes».
«Há uma tendência, errada, em encarar a protecção civil só quando há problemas ou catástrofes por isso temos que pensar nesta matéria numa perspectiva preventiva e com carácter permanente», adiantou.
Segundo o autarca, os clubes de protecção civil são «uma etapa importante na formação cívica e de segurança nas escolas» permitindo que professores e alunos dinamizem actividades de enriquecimento curricular com o objectivo de educar para a prevenção.
Os clubes, que incluem actividades lúdicas nas salas de aula e no exterior, bem como simulacros de situações de emergência serão um instrumento privilegiado de aquisição e reforço de aprendizagens.
Segundo Margarida Guedes, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro (CDOS), «a escola é um pilar da formação pelo que há a necessidade de introduzir, nos jovens, actividades que promovam uma atitude de auto-protecção».