A Câmara de Oliveira de Azeméis e o Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga (CHEDV) vão dar a conhecer, durante o Congresso Nacional de Pediatria, que decorre entre os dias 06 e 08 de Outubro, em Albufeira, o projecto na área do neurodesenvolvimento que está em execução junto de crianças e jovens do concelho em idade escolar.
O plano, que resulta de uma parceria entre as duas entidades, será apresentado aos congressistas na manhã do dia sete por Joana Monteiro, do CHEDV.
O projecto, que estará também exposto nos três dias do congresso, foi criado com o objectivo de promover uma resposta mais eficaz no diagnóstico, orientação técnica e acompanhamento das crianças com patologia de neurodesensolvimento, ou em risco de vir a apresentar.
A população-alvo é composta por crianças e jovens até aos 18 anos que frequentam a rede escolar do concelho, encaminhadas à Consulta de Desenvolvimento pelos cuidados de saúde primários, serviços hospitalares, pediatras e terapeutas da comunidade.
O projecto assenta, tecnicamente, numa equipa constituída por elementos da autarquia e da Consulta de Desenvolvimento do Centro Hospitalar do Entre Douro e Vouga.
Segundo os responsáveis do projecto, «a articulação entre as áreas médica, educativa e psicológica, rentabilizando recursos e definindo objectivos comuns, é vital na obtenção de resultados concretos».
O projecto inclui avaliação individualizada com abordagens médica e apreciações ao nível do desenvolvimento psicomotor, comportamental e pedagógica.