Dezenas de professores das escolas do concelho de Oliveira de Azeméis estiveram reunidos para refletir a gestão estratégica das escolas, no âmbito do 2º encontro «Autoavaliação: conhecer para inovar».
«A cooperação entre os atores educativos e os decisores políticos é fundamental para melhorarmos o sistema de ensino», afirmou o presidente da autarquia.
Segundo Hermínio Loureiro, «a autarquia vai continuar a investir na educação garantindo assim a qualidade do ensino que é ministrado».
«Em Oliveira de Azeméis apostamos na educação desde o pré-escolar até à geração sénior e em todas as valências procuramos atingir a excelência» garantiu ao referir-se referência ao manancial de investimento realizado ao nível do parque escolar no concelho.
«A matéria da avaliação é sempre atual, pelo que é importante continuarmos a refletir e a trabalhar na melhoria do sistema», disse Isidro Figueiredo, vereador do pelouro da educação.
Vítor Alaíz, orador convidado e docente na Universidade Católica Portuguesa, relembrou a avaliação enquanto momento de gestão estratégica das escolas».
«Avaliar significa saber onde podemos chegar, implementar e fazer a revisão daquilo que se planeou», acrescentou.
O 2º encontro ficou marcado pela apresentação dos ciclos de autoavaliação a cargo dos professores presentes que realizaram trabalhos de grupo.
O 1º encontro, realizado em março de 2011, permitiu a verificação do estado da arte em matéria de avaliação e a apresentação da experiência de quem desenvolve há já alguns anos um modelo integrado de autoavaliação.