As jornadas de empreendedorismo e emprego “Aqui Há Futuro” realizadas este ano pela segunda vez podem vir a alargar o seu âmbito territorial abrangendo outros municípios do Entre Douro e Vouga para além de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra. Esta possibilidade foi avançada pelo presidente de Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, que revelou ter recebido manifestações de interesse da parte de outros municípios.
O evento Aqui Há Futuro foi criado pelos municípios de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra a pensar no público jovem sobretudo em idade escolar e envolve, para além dos dois municípios, os agrupamentos de escolas, instituições de ensino superior, centros de formação e empresas da região.
Apontar para saídas profissionais e ofertas formativas são os principais objetivos do evento que este ano concentrou no Pavilhão Municipal António Costeira dezenas de expositores, muitas conferências temáticas e animação permanente. Pelo “Aqui Há Futuro” passaram, durante três dias inúmeros jovens que espreitaram oportunidades e conviveram com atividades relevantes da indústria dos dois municípios.
O evento contou, na cerimónia de abertura com a presença do secretário de Estado do Emprego, Octávio Oliveira, que vincou sobretudo a pujança de um território exemplar, profundamente exportador e onde o desemprego ocupa percentagens muito inferiores à média nacional.
No encerramento, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, lembrou os dados mais recentes do desemprego que comprovam a dinâmica do tecido empresarial. Uma dinâmica que Hermínio Loureiro atribui “a uma relação perfeita entre o mundo empresarial, as autarquias e as escolas”. É à relação daquilo que chama “triangulo virtuoso” que o autarca atribui o sucesso da região “que insiste em ocupar a nível nacional os lugares cimeiros da produtividade e da exportação”.
A próxima edição das jornadas de empreendedorismo e emprego “Aqui Há Futuro” regressa em 2016 ao concelho de Vale de Cambra onde o evento se realizou pela primeira vez.
Durante três dias nas jornadas de empreendedorismo e emprego os jovens puderam conviver com oportunidades formativas e...
Posted by Azeméis é Vida on Segunda-feira, 4 de Maio de 2015