No próximo ano letivo todos os alunos do concelho até ao 3º ciclo do ensino básico de Oliveira de Azeméis vão ser abrangidos, de novo, pelo Vale Educação, uma medida de apoio social que permite apoiar as famílias oliveirenses nas despesas de educação com os seus filhos.
Esta é uma medida importante da política educativa municipal sendo dirigida a todos os alunos (do 1º ao 3º ciclos) do ensino da rede pública independentemente da condição económica do seu agregado familiar.
Ao abrigo desta medida de apoio social e nos mesmos valores do ano passado serão atribuídos 4 760 Vales Educação no valor global de 142 800 euros.
No 1º ciclo serão beneficiados 1930 alunos (57900 euros) no segundo ciclo 1110 (33 300 euros) e no terceiro ciclo o Vale Educação irá abranger 1720 alunos (51 600 euros).
O Vale Educação permite a aquisição de fichas e material escolar sendo um apoio fundamental ao aliviar o orçamento das famílias.
Para o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, “esta medida constitui um dos desígnios da autarquia de tornar Oliveira de Azeméis num concelho inclusivo no que se refere ao setor da educação ao proporcionar igualdade de oportunidades no acesso ao ensino”.
O Vale Educação será enviado aos alunos na forma de código (QR ou outro), via e-mail ou carta/ofício podendo ser trocado nas papelarias aderentes até um valor máximo de 30 euros.
Para validação e pagamento, as livrarias aderentes enviarão os vales e as respetivas faturas através de uma plataforma eletrónica constituída para o efeito.
Livrarias aderentes
- Livraria Folhas Soltas (Carregosa)
- Livraria Fajoense (Fajões)
- Papelaria Progresso (Loureiro)
- Papelaria Livraria Caribe (Oliveira de Azeméis)
- Papelaria Central (Oliveira de Azeméis)
- Papelaria Artpaper (Oliveira de Azeméis)
- Papelaria Cruzeiro (Pinheiro da Bemposta)
- Tabacaria Xará (São Roque)
- Papelaria Coração de Papel (Loureiro)
- Livraria Cápsula de Letras (Cesar)