Atendendo ao facto de os estabelecimentos de ensino se encontrarem encerrados e os alunos confinados às suas casas, muitos deles viram o seu acesso às refeições condicionado, fruto das dificuldades económicas das suas famílias.
Assim, através da concertação de esforços entre a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, agrupamentos de escolas do concelho, instituições particulares de solidariedade social e juntas de freguesia é possível agora que cerca de 100 alunos dos cinco agrupamentos do concelho usufruam destas refeições.
“Num período difícil como aquele que atravessamos em que muitas famílias, economicamente frágeis ou porque perderam rendimentos, a Câmara Municipal não podia ficar indiferente tendo avançado com esta medida de grande alcance social junto dos alunos mais carenciados”, afirma o presidente da Câmara, Joaquim Jorge.
A entrega das refeições, confecionadas por IPSS ou pela empresa “uniself”, é efetuada nas escolas ou juntas de freguesia, conforme as necessidades das famílias, ficando a distribuição a cargo de um colaborador da Divisão Municipal de Educação.