A corda queimada, a cabra-cega ou o lencinho são alguns dos jogos tradicionais infantis que fazem parte do programa de animação de recreios que a Câmara de Oliveira de Azeméis está a promover até ao mês de maio em 12 escolas do concelho, envolvendo quase um milhar de alunos.
Esta manhã, o vereador da Educação, Rui Luzes Cabral, assistiu na EB n.1 de Oliveira de Azeméis, a alguns dos jogos incluídos no projeto que surgiu como uma resposta à necessidade de tornar os intervalos das aulas mais atrativos e mais ricos do ponto de vista pedagógico, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de competências sociais.
A iniciativa pretende quebrar a rotina das atividades letivas, promover o convívio e aumentar as capacidades das crianças na área da formação cívica a partir do jogo.
O objetivo é proporcionar aos 945 alunos envolvidos momentos divertidos através de propostas lúdicas que recuperem os jogos infantis tradicionais enquanto espaços e práticas da memória da cultura popular.
Os jogos a desenvolver junto das crianças vão desde a corda queimada ao lencinho, camaleão, um, dois, três macaquinho de chinês, o rei manda e cabra cega.
No projeto estão envolvidas 12 escolas dos agrupamentos Soares Basto, Loureiro, Fajões e Ferreira da Silva.