Os alunos de Oliveira de Azeméis que frequentam o terceiro ciclo de escolaridade e o ensino secundário dos cinco agrupamentos de escolas são os destinatários do primeiro campeonato de pesquisa na internet designado “Pesquisoaz”.
O projeto pretende dotar os alunos de competências ao nível da procura de informação online, da sua seleção, avaliação e veracidade das fontes face à quantidade de informação que circula hoje na internet e à dificuldade de a gerir de forma correta.
O objetivo é, assim, levar os estudantes a “utilizar e dominar instrumentos para pesquisar, descrever, avaliar, validar e mobilizar informação de forma crítica e autónoma verificando diferentes fontes documentais e a sua credibilidade”.
Na apresentação do projeto, o vice-presidente da autarquia, Rui Luzes Cabral, alertou para a “quantidade enorme de informação que existe hoje” sublinhando que se “não soubermos pesquisar e tratar da melhor forma essa informação de pouco nos valerá”.
Daí ser importante “começar a sensibilizar os alunos para efetuarem pesquisas da forma mais correta e a terem uma melhor formação a esse nível”.
O projeto desenvolver-se-á em forma de campeonato decorrendo até 31 de janeiro de 2019 as provas de seleção a nível de cada agrupamento de escolas.
Cada eliminatória será composta por 20 perguntas, com duração máxima de 20 minutos apurando-se as três melhores equipas de cada ciclo de ensino que passarão à fase final, marcada para o dia seis de fevereiro na biblioteca municipal Ferreira de Castro.
O campeonato de pesquisa na internet “Pesquisoaz” é uma parceria da Câmara de Oliveira de Azeméis, bibliotecas escolares dos agrupamentos de escolas, Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) e Centro de Formação de Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis.