Trezentos e trinta e nove alunos do 4º ano de escolaridade dos cinco agrupamentos de escolas de Oliveira de Azeméis participaram na XI Assembleia Políticos de Palmo e Meio.
O turismo sustentável e o património, os temas da edição deste ano, esteve na origem das 16 propostas apresentadas e votadas pelos 21 deputados eleitos pelos círculos eleitorais de Loureiro, Soares Basto, Fajões, Dr. Ferreira da Silva e Ferreira de Castro.
Os trabalhos, conduzidos pelo aluno Santiago Gonçalves Valente, contaram com a presença do presidente da autarquia, Joaquim Jorge Ferreira, e dos vereadores Rui Luzes Cabral, Hélder Simões, Inês Lamego, Ana de Jesus e Carla Rodrigues.
Foram muitas as ideias e as propostas apresentadas pelos pequenos deputados para as quais o autarca mostrou a abertura do executivo considerando-as “muito importantes por nos ajudar a refletir e a procurar soluções para os nossos problemas”.
Dirigindo-se às centenas de alunos presentes no cine teatro Caracas, o presidente do município acrescentou ser fundamental “termos pessoas atentas, como vocês, não só alertando para os problemas mas dando ideias e sugestões”.
O autarca respondeu ainda a duas questões apresentadas por deputados do círculo eleitoral Soares Basto, a primeira sobre a iluminação, a manutenção do parque de La Salette e o futuro da estalagem de S. Miguel e a segunda relativa às estações de tratamento de águas residuais (ETAR) existentes no concelho e à construção da ETAR de Ul.
A XI Assembleia Políticos de Palmo e Meio fez parte do programa comemorativo do 34º aniversário de elevação de Oliveira de Azeméis a cidade.
À semelhança das edições anteriores, os alunos participantes irão visitar a Assembleia da República, estando previstas visitas ainda à Basílica da Estrela, ao Panteão Nacional e ao Castelo de S. Jorge.
Atuando na vertente da cidadania e da formação cívica, o projeto “Políticos de Palmo e Meio” proporciona aos alunos do 4º ano de escolaridade a reflexão sobre o meio que os envolve e a apresentação de propostas para questões que consideram relevantes para a sociedade ou para as escolas que frequentam.
Propostas apresentadas
Círculo eleitoral de Loureiro
EB do Brejo
Prática de caminhadas e percursos pedestres e intervenção nos moínhos e alminhas
EB de Travanca
Divulgação dos projetos dos alunos e dinamização dirigidas a dois tipos de público (população em geral e escolas do 1º ciclo)
EB do Curval
Recuperação da antiga escola do Curval para albergue
EB da Areosa
Defesa, preservação, visibilidade e divulgação do monumento nacional do Cruzeiro
Círculo Eleitoral Soares Basto
EB nº1 de Oliveira de Azeméis
Criação de albergue de peregrinos no antigo quartel de bombeiros
Círculo Eleitoral de Fajões
EB de Pindelo
Intervenções na escola
Círculo eleitoral D. Ferreira da Silva
EB Comendador Ângelo Azevedo
Limpeza do caminho existente desde o campo de futebol do Calvário até à fonte do rio Cercal
Reconstrução de moinhos abandonados ao longo do rio
EB de Bustelo
Recuperação e requalificação do espaço da antiga sede da associação de classe de operários vidreiros
EB Faria de Baixo
Restauro do edifício da estação de caminhos de ferro Couto de Cucujães com a criação de espaço de lazer e convívio
EB do Picôto
Compra da casa do Bruraco
Incremento da importância do Mosteiro de Cucujães através do desenvolvimento de eventos no local
EB Maria Godinho
Requalificação das Minas do Pintor
Círculo eleitoral Ferreira de Castro
EB do Outeiro
Intervenções na escola
Ligação do parque urbano de Cavaleiros à Escola Superior Aveiro Norte
EB da Ponte
Recriação da batalha de 1809 na ponte de Cavaleiros e recriação da festa do rio