Três projetos para a criação de miniempresas, elaborados por alunos de Oliveira de Azeméis, foram distinguidos com menções honrosas na fase regional do programa “Empresa” da Junior Achievement”, um programa que visa estimular o desenvolvimento de ideias de negócio.
Das nove mini-empresas oliveirenses apresentadas três delas mereceram a distinção do júri naquela que foi a primeira participação de Oliveira de Azeméis no concurso.
Os alunos Hugo Lestre, José Pedro Pereira, João Paulo Carvalho, Vítor Lopes e Gonçalo Ferreira, da EBS Dr. Ferreira da Silva viram a sua empresa “Dorsalis”, com o projeto da criação de uma mochila que permita, em conjunto, transportar o material escolar e de educação física, ser galardoada com uma menção honrosa.
Também distinguida foi a miniempresa “Water to Future” apresentada pelos alunos da EB Comendador Ângelo Azevedo Maria João Soares, Juliana Matos, Francisca Pinho, Lara Beatriz Santos e Rita Alexandra Oliveira, um projeto virado para a poupança de água e para a redução de custos associados ao consumo.
A terceira empresa (“Water Fies”) reconhecida pelo júri apresenta um produto inovador que permite recuperar, reciclar e reutilizar águas desperdiçadas, uma ideia de Mariana Azevedo, Joana Rita Silva, Beatriz Tavares, Inês de Almeida Rodrigues e Beatriz Barbosa, da EBS Ferreira de Castro.
O programa “Empresa” é um projeto que apela à criatividade e à inovação dos alunos do ensino secundário para desenvolverem ideias de negócio através da criação de mini-empresas.
Na fase regional, que decorreu na Coimbra Business School, o concelho de Oliveira de Azeméis esteve representado por 40 alunos dos agrupamentos das escolas Ferreira de Castro e Dr. Ferreira da Silva onde o programa “Empresa” foi implementado, em parceria com o projeto TIME.
No total estiveram presentes 120 alunos representando 24 mini-empresas dos concelhos de Águeda, Cantanhede, Castro Daire, Coimbra, Figueira da Foz, Guarda, Mangualde, Oliveira de Azeméis, Peniche, Pombal e Vale de Cambra.