Durante uma manhã, 21 deputados da assembleia “Políticos de Palmo e Meio” puderam conhecer melhor o funcionamento da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, acompanhados pela vereadora da Educação, Manuela Pinho.
Na visita, a autarca deixou uma mensagem aos alunos, lembrando-os de que “poderão ser os futuros políticos do concelho e quem sabe até virem a exercer um cargo de relevo nacional”.
A visita ao edifício incluiu uma passagem pelo Gabinete de Atendimento ao Munícipe, onde os alunos viram esclarecidas todas as suas dúvidas em relação a este serviço municipal e à sua importância para resolver assuntos do dia-a-dia. Os pequenos deputados tiveram ainda a oportunidade de colocar questões à vereadora sobre diversos temas, desde o sistema eleitoral, o funcionamento da Câmara Municipal, ou a vida política e profissional da autarca.
Os “políticos de palmo e meio” presentes na visita frequentam o 4º ano das escolas básicas nº1 e nº 4 de Oliveira de Azeméis, Outeiro e Ponte, de Santiago da Riba-Ul, Comendador Ângelo Azevedo, de São Roque, Picoto e Faria de Baixo, de Vila de Cucujães, Alumieira, de Loureiro, Brejo, de São Martinho da Gândara, Areosa e Curval, do Pinheiro da Bemposta, Palmaz e Travanca.
Todos foram presenteados com uma bolsa relativa ao projeto “Políticos de Palmo e Meio” que contém, entre outras ofertas, um livro sobre o escritor Ferreira de Castro, e a manhã terminou com um almoço convívio que contou também com a presença dos diretores dos Agrupamentos de Escolas de Oliveira de Azeméis.
O projeto “Políticos de Palmo e Meio” vai na 10ª edição e é promovido pelo Município de Oliveira de Azeméis, tendo como destinatários os alunos do 4º ano de escolaridade. No dia 16 de maio foi realizada uma assembleia, na qual foi reclamada a melhoria das condições de algumas escolas, manifestadas preocupações ambientais e de bem-estar da comunidade. A sessão foi conduzida por um presidente de “palmo e meio”, dois secretários e 19 deputados, que apresentaram as suas questões e propostas ao Executivo Municipal.