A Câmara de Oliveira de Azeméis associou-se uma vez mais à comemoração do Dia do Nariz Vermelho (DNV), uma iniciativa que envolveu todos os alunos participantes na Semana da Criança.
Em todas as escolas foram distribuídos mealheiros para que, a um preço simbólico (2 Euros), cada aluno pudesse adquirir um nariz e, desta forma, contribuir para levar a alegria às crianças hospitalizadas, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor Palhaço.
«Esta é uma iniciativa que pretende chamar à atenção para a importância do projeto de solidariedade que procura minimizar a dor das crianças que estão hospitalizadas», disse o presidente da Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Oliveira de Azeméis (FAPCOA).
Artur Oliveira deu a conhecer o concurso, realizado este ano pela primeira vez e que desafiou as escolas do concelho a construírem um mealheiro alusivo à Operação Nariz Vermelho.
Foram 20 as escolas, entre o pré-escolar e o 1º Ciclo, que participaram neste desafio.
Diante de um júri composto pela Divisão Municipal de Educação e pelos Membros da Formação Parental da equipa gestora da FAPCOA, os trabalhos foram avaliados.
O Externato Infantil e Primário de Oliveira de Azeméis (1º Ciclo) e o Centro Infantil de S. Roque (Pré-Escolar) foram as escolas vencedoras. Ambos os premiados receberam 100 Euros em material didático.
Em ambiente de festa, os mais pequenos viveram em grande o Dia Mundial da Criança não só pelas atividades em que participaram mas também porque se mostraram solidárias com a missão da Operação Nariz Vermelho de levar um sorriso às crianças.
O Dia do Nariz Vermelho, que se realiza desde 2008, é o maior evento anual de angariação de fundos para as atividades de solidariedade social da Operação Nariz Vermelho.