«Vamos falar de uma coisa que é muito séria: o Brincar!». Foi desta forma que iniciou o seminário ‘Um Brincar muitos Brincares’, uma ação promovida pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis que decorreu, este sábado, no auditório Professora Ivone Ferreira da Silva da Escola Básica e Secundária Ferreira de Castro.
«Mais do que uma ferramenta, o Brincar é uma condição essencial para o desenvolvimento da criança», referiu a vereadora da cultura.
De acordo com Gracinda Leal, «brincar é um dever fundamental para o crescer, e nada melhor do que o Centro Lúdico, um equipamento responsável pela formação não formal, para potenciar o desenvolvimento da criança».
«Todos quantos visitam o Centro Lúdico e realizam as nossas atividades, estão a explorar e a refletir sobre a realidade e a cultura na qual estão inseridos», disse a vereadora ao reforçar a importância da brincadeira na vida de uma criança.
Na véspera das comemorações do Dia Mundial do Brincar (28 de maio), José Rosa, diretor do Centro de Formação da Associação de Escolas de Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis (AVCOA), alertou para o facto de o ‘Brincar’ ser «um assunto sério que merece ser discutido e destacado junto da comunidade».
O primeiro painel, moderado por Susana Silva, abordou o ‘Brincar e o desenvolvimento humano’.
Os trabalhos prolongaram-se até às 17h00.