Íris Filipa Marques Coelho, aluna do jardim de infância do Outeiro no ano lectivo 2014/2016 conquistou o 1°lugar no XV Concurso Artistas Digitais. O prémio foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, na presença do presidente do Centro de Competência “Entre Mar e Serra” (CCEMS), entidade organizadora do concurso.
A agora aluna do 1° ano da Escola do Outeiro foi uma das 115 participantes de Oliveira de Azeméis neste concurso concurso nacional que promove as competências artísticas através das plataformas digitais.
O projeto “Artistas Digitais” (http://artistas.ccems.pt/), promovido pelo Centro de Competência “Entre Mar e Serra” (CCEMS), desde o ano letivo 2000/01, desafia os alunos a elaborarem desenhos utilizando o computador. É implementado em parceria com a Direção Geral de Educação, tem o apoio do IPDJ, do iLIDH (Universidade dos Valores), da Fundação Calouste Gulbenkian e da Assembleia da República e o patrocínio da Gradiva, da JP Sá Couto, da Multitipo e da Norte Escolar.
O concurso premeia todos os anos três alunos e os respetivos professores/dinamizadores/encarregados de educação e escolas, em cada uma das três categorias enunciadas (Pré-escolar, 1.º CEB e 2.º CEB).
No XV Concurso Artistas Digitais, relativo ao ano letivo 2015/2016, o tema proposto foi “Valores da Democracia” e Oliveira de Azeméis alcançou um 1º prémio, na Categoria Pré-Escolar, com o trabalho “Somos todos iguais".
Na cerimónia realizada na escola do Outeiro, Santiago de Riba-Ul, perante todos os alunos da escola o presidente da Câmara Municipal, Isidro Figueiredo, realçou o facto desta escola ser repetente enquanto premiada neste prémio o que demonstra a valorização ali dada à criatividade e em concreto à arte digital.
Nesta edição, as escolas do concelho de Oliveira de Azeméis participaram com 115 trabalhos, obtendo assim um honroso 6º lugar no TOP 10.