A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai lançar, em 2017, os concursos para a requalificação das escolas básica e secundária de Fajões e Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães.
Os contratos de colaboração para a modernização dos dois estabelecimentos de ensino, no âmbito do Portugal 2020, foram assinados esta manhã no Porto entre a autarquia e o Governo numa cerimónia presidida pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.
Segundo o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, “a educação continua a ser uma área estratégica para o município e esta é uma boa notícia para toda a comunidade educativa”.
De uma fatia global de 22,4 milhões de euros destinados a 80 escolas do país, três milhões vão ser aplicados (em partes iguais) nas duas escolas do concelho, melhorando as condições de ensino.
Tecnicamente, as intervenções vão contemplar soluções arquitetonicamente mais adequadas à funcionalidade e à estética dos diferentes espaços incluindo também melhorias ao nível térmico, acústico e de segurança nos dois recintos escolares.
O projeto prevê, também, a requalificação dos espaços exteriores, a colocação de mobiliário urbano e plantação de espécies vegetais.