A Escola EB 2.3 Dr. Ferreira da Silva, em Cucujães, lidera o ranking das escolas públicas do ensino regular sendo a segunda escola do país melhor classificada, logo a seguir à escola artística Soares dos Reis, no Porto.
Entre as escolas públicas e privadas do país, a escola de Oliveira de Azeméis conseguiu a 31ª posição (a segunda ao nível do ensino público) encontrando-se entre as 50 escolas com melhores médias nos exames nacionais, das quais apenas 7 são escolas públicas. O primeiro lugar da lista pertence ao Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto.
A posição de Oliveira de Azeméis no ranking nacional premeia o trabalho de toda a comunidade escolar, desde a Direção do Agrupamento, aos professores, pais, alunos e auxiliares.
Neste trabalho, um especial destaque para o empenho e a dedicação do Diretor do Agrupamento, Prof. António Figueiredo, que sempre olhou para a Educação com muita paixão e carinho e com a ambição de a transformar num elemento fundamental de desenvolvimento da sociedade e da formação de melhores cidadãos.
Além da parte teórica, a EB 2.3 Dr. Ferreira da Silva procura manter uma política de apoio e proximidade entre professores e alunos oferecendo, além das matérias curriculares, outras respostas com o objetivo de contribuir para a sua formação integral como indivíduos.
A Câmara Municipal felicita o esforço de todas as escolas, orgulhando-se, neste caso, do papel preponderante que a escola Dr. Ferreira da Silva tem desempenhado na formação académica e pessoal das nossas crianças e jovens.
Estamos certos de que este é o resultado das políticas educativas que a autarquia e as escolas do concelho têm vindo a imprimir nos últimos anos, sendo um incentivo para continuarmos a trabalhar para atingirmos um ensino de excelência.