A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis tem a expetativa de que o ano letivo 2022/2023 decorra sem perturbações encontrando-se tudo a postos para que arranque, de forma serena, a atividade letiva nos cinco agrupamentos de escolas do concelho.
Nos últimos anos a autarquia tem introduzido melhorias no parque escolar, além de ter reforçado as condições de trabalho tanto para professores como para os alunos e assistentes operacionais o que tem contribuído para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem bem como para que os sucessivos anos letivos decorram dentro da normalidade.
Apesar das melhorias sentidas há ainda, segundo o vereador da Educação, Rui Luzes Cabral, alguns desafios por concretizar. São eles a conclusão das obras na EBS de Fajões, na escola de Macieira de Sarnes e na escola da Ponte, assim como o início das obras nas escolas de Lações, Brejo, Alumieira e Palmaz. Outros estabelecimentos aguardam pequenas ou médias intervenções.
Nos objetivos do executivo municipal está ainda o início de conversações com o Ministério da Educação para os projetos de requalificação integral das EB2,3 de Loureiro, do Pinheiro da Bemposta e de Carregosa. A Câmara Municipal quer prosseguir a remoção de contentores das escolas e reforçar o ensino profissional aproximando-o mais das empresas e mais coerente com as necessidades dos estudantes.
O vereador Rui Luzes Cabral destaca ainda a vontade de prosseguir com o apoio aos projetos educativos dos agrupamentos, onde existe condições de receber Centros Tecnológicos Especializados (CTE), com a estruturação do ensino do escritor Ferreira de Castro nas escolas e dar continuidade à estreita ligação com as duas instituições de ensino superior.
Concluído que está o processo de descentralização escolar em todos os municípios do país, o autarca observa que hoje a autarquia é, cada vez mais, uma presença ativa no dia-a-dia das escolas, destacando dos atributos da autarquia a gestão do prolongamento de horário, refeições escolares/fruta escolar, colocação de assistentes operacionais e técnicos, fornecimento de material de expediente, limpeza, economato, realização de obras, compra de equipamentos, projetos de animação de recreios, de sensibilização desportiva e cívica e atribuição do Vale Educação a todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos.