O executivo da Câmara de Oliveira de Azeméis e professores das escolas do concelho acederam ao convite da Fundação Champalimaud e viajaram pelo futuro da ciência em 3D através do corpo humano.
O anfitrião desta viagem, o «Champi» guiou os espetadores com o objetivo de testemunhar, com base num filme de 25 minutos, as células estaminais, as nanotecnologias, o DNA e a terapia genética.
Segundo o presidente da autarquia, «esta é uma iniciativa louvável da Fundação que permite às crianças o contacto com as tecnologias do futuro».
«Trata-se de uma viagem interativa e inédita através do corpo humano feita dentro de um camião devidamente preparado», afirmou Hermínio Loureiro.
O projeto, a percorrer o país desde 2008, destina-se essencialmente aos alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico pretendendo despertar a curiosidade dos jovens para os temas científicos.
Paralelamente, e no sentido de fazer chegar a iniciativa a todos, o Champimóvel estará aberto ao público durante o fim de semana.
Até ao dia 31 de Janeiro, data em que o simulador abandona o município, são esperados cerca de 1300 alunos das escolas do concelho.