Oliveira de Azeméis encara as políticas de mobilidade como uma parte da solução para resolver as dificuldades de transportes alternativos na cidade.
Neste sentido e no seguimento de outras transformações em curso, como a ambição de transformar Azeméis em smart city, a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis anunciou a construção da primeira ciclovia no concelho, junto à zona escolar e desportiva, num custo estimado de 155.000 Euros.
Adicionalmente, estão já projetadas mais 13 ciclovias para os próximos anos.
O executivo municipal planeia construir, no mínimo, um troço de ciclovia por ano, privilegiando a ligação entre os principais equipamentos da cidade.
Em paralelo, e para potenciar a rede de ciclovias, será implementado um sistema de partilha de bicicletas, composto por 20 veículos – as Biclaz (bicicletas urbanas com auxílio elétrico).Segundo Ricardo Tavares, vice-presidente da autarquia, numa fase inicial serão construídos três parques de estacionamento com gestão/monitorização automática.
Cada parque poderá ter até dez bicicletas. Um parque será próximo do edifício dos Paços do Concelho - Largo da República, outro será junto à Loja Interativa de Turismo, na Praça da Cidade, e outro ainda junto às piscinas municipais.
O investimento rondará os 70.000 Euros. Pretende-se, a cada ano, expandir o sistema de partilha de bicicletas, promovendo o seu alargamento ao Parque de La Salette, ao Parque Temático Molinológico, ao Parque do Cercal, à Escola Superior de Enfermagem e ao Centro de Saúde de Oliveira de Azeméis.